Portugal/Web Summit 2024: Cabo Verde quer multiplicar oportunidades e visibilidade digital – secretário de Estado

Inicio | Economia
Portugal/Web Summit 2024: Cabo Verde quer multiplicar oportunidades e visibilidade digital – secretário de Estado
11/11/24 - 07:42 pm

Lisboa, 11 Nov (Inforpress) – O secretário de Estado da Economia Digital disse hoje esperar que a Web Summit 2024, em Lisboa, traga maior visibilidade e multiplique as oportunidades de negócios para Cabo Verde, os seus parceiros e as start-ups.

Pedro Lopes, que falou dessas expectativas em declarações à Inforpress antes da cerimónia da abertura da Web Summit 2024 que este ano decorre de hoje até 14 de Novembro, lembrou que Cabo Verde já tem alguma experiência na participação no evento.

Daí que, espera ser possível conseguir muitos contactos para o país, para as empresas do sector público e privado que integram a delegação e para as start-ups.

“O nosso dever enquanto Governo é criar e multiplicar oportunidades, então a nossa expectativa maior é esta, visibilidade para o país e negócio, para quem nos apoiou e também para as nossas start-ups, que esse é o principal objectivo da nossa participação no Web Summit”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado da Economia Digital, nesta edição, o destaque principal da participação de Cabo Verde é continuar a reforçar a presença do país com as 15 start-ups que vêm de Cabo Verde, mais as da diáspora.

“É importante dizer que o Estado continua a mobilizar recursos para apoiar e criar oportunidades para jovens cabo-verdianos participarem nos maiores eventos de tecnologia do mundo e vamos continuar com o nosso stand de Cabo Verde, vamos ser o único país africano com um stand governamental”, frisou.

Ainda, hoje, antes da abertura do evento, a delegação cabo-verdiana visitou a Closer, em Oeiras, uma empresa portuguesa especializada em Data Science e Inteligência Artificial, com mais de 18 anos de experiência e uma equipa de mais de 350 profissionais que oferece soluções que abrangem todo o ciclo de vida de projectos de dados.

“Quando da visita das chefias da empresa a Cabo Verde surgiu esta oportunidade de levarmos a nossa delegação para percebermos exactamente as dinâmicas dessas grandes empresas internacionais, para ganharmos experiência, mas também para mostrarmos que em Cabo Verde há talento (…)”, disse.

Pedro Lopes considerou que é “importante” dizer que estas empresas contactam Cabo Verde, porque querem entrar no mercado cabo-verdiano, começando a ver o parque tecnológico como uma possibilidade para se estabelecerem neste espaço e poderem, a partir do centro do Atlântico, fazer negócios com a Europa, com os Estados Unidos e também com o Brasil e com o continente africano.

“É isso que estamos a construir, um hub de tecnologia no meio do Atlântico para que o país possa se desenvolver e possamos também criar negócios para aqueles que actuam no nosso país”, explicou o secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes.

A decorrer na capital portuguesa de 11 a 14 de Novembro, Cabo Verde vai estar na Web Summit 2024, em Lisboa, com o seu “stand” no pavilhão três, na conferência tecnológica que deverá contar com mais de 70 mil participantes, incluindo mais de 1.000 investidores, 2.750 “start-ups” de 160 países e mais de 300 parceiros.

A cimeira, que tem como foco promover conexões “significativas” através de encontros alimentados pelo Summit Engine, o “software” da Web Summit, conta com dezenas de oradores, como a CEO do Bumble, Lidiane Jones, o CEO do Manchester United, Omar Berrada, a presidente da Signal, Meredith Whittaker, e o actor e comediante Munya Chawawa.

Na lista dos oradores também estão a ministra da Juventude e da Modernização portuguesa, Margarida Balseiro Lopes, e o artista e empresário vencedor do Grammy Pharrell Williams.

Subordinada ao tema “Onde o futuro vai nascer”, a sessão de abertura que se iniciou às 18:00 locais, conta com a presença do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, do ministro da Economia, Pedro Reis, do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e com o CEO e fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave.

Em 2023, a Web Summit que decorreu de 13 a 16 de Novembro, com o tema “Inteligência Artifical-IA”, teve a participação de 2.600 “start-ups”, cerca de 70 mil participantes de quase 160 países.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar