Lisboa, 21 Nov (Inforpress) – O presidente da União dos Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa (UECL) apelou hoje à comunidade cabo-verdiana para aderir à iniciativa da organização de criar a Bolsa Social UECL, que visa apoiar alunos de Cabo Verde em Portugal.
Em declarações à Infopress, Edson da Veiga explicou que a campanha de apoio financeiro para alunos cabo-verdianos a frequentar o ensino superior em Portugal, muitos dos quais enfrentando dificuldades económicas que ameaçam a continuidade dos seus estudos, foi lançada esse semestre e quer arrecadar fundos, inclusive, através da campanha que decorre na plataforma GoFundMe, pretendendo angariar 15.000 euros (cerca de 1.650 mil escudos).
Eis o link: [https://www.gofundme.com/f/ajude-os-estudantes-caboverdianos-a-continuar-os-seus-estud?attribution_id=sl:09dfce2a-09dc-4ee7-95b0-7f771543fd98&utm_campaign=man_sharesheet_ft&utm_medium=customer&utm_source=copy_link].
Apesar dos esforços iniciais, o presidente da associação reconheceu que o projecto ainda não atingiu o ritmo desejado, destacando que a iniciativa quer contar com o apoio da comunidade cabo-verdiana na diáspora e de parceiros institucionais, com o objectivo de garantir que os estudantes não precisem interromper sua formação académica por falta de recursos, permitindo-lhes concluir os seus cursos e alcançar o pleno potencial académico e profissional.
“Do início até agora, ainda não entramos no ritmo que gostaríamos, mas tem melhorado a cada dia. Estamos a tentar, diariamente, utilizar outras metodologias para dar a conhecer a bolsa”, afirmou Edson da Veiga, destacando que o foco está em alcançar uma divulgação mais ampla e efectiva.
O presidente da UECL acredita que muitos membros da comunidade cabo-verdiana ainda desconhecem a iniciativa, mas mantém o optimismo de que, com maior sensibilização, ela será amplamente apoiada.
“Acreditamos que, quando conseguirmos uma divulgação efectiva, a comunidade irá abraçar a iniciativa e, assim, poderemos realmente construir essa Bolsa Social UECL, e ajudar os nossos estudantes aqui em Portugal”, sublinhou, reforçando que a contribuição de cada um é essencial para o sucesso deste projecto.
A UECL tem utilizado as redes sociais como principal ferramenta de comunicação para promover a campanha, mas pretende explorar novos métodos para alcançar um público mais amplo.
A UECL destacou que a totalidade dos fundos arrecadados será utilizada de forma transparente para apoiar os estudantes mais necessitados, apelando à comunidade e ao público em geral para contribuir e garantir o apoio ao maior número possível de estudantes.
A União de Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa foi criada em 1997 e formalizada a 22 de Outubro de 1998.
DR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar