Portugal: Ministro do Turismo destaca conectividade e capacitação como pilares para fortalecer sector na CPLP

Inicio | Economia
Portugal: Ministro do Turismo destaca conectividade e capacitação como pilares para fortalecer sector na CPLP
05/11/24 - 06:41 pm

Lisboa, 05 Nov (Inforpress) - O ministro do Turismo e Transportes considerou hoje a conectividade entre os Estados-membros da CPLP e a capacitação de recursos humanos como fundamentais para o fortalecimento do turismo e para o impacto socioeconómico do sector nas economias lusófonas.

Carlos Santos partilho essa ideia em declarações à Inforpress, em Lisboa, em escala para Cabo Verde, depois de ter participado XII Reunião de Ministros do Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu em São Tomé e Príncipe no dia 31 de Outubro.

O Governante frisou a importância da conectividade para o desenvolvimento turístico entre os países da CPLP [Cabo Verde, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil e Timor-Leste], considerando-a um elemento de “extrema importância”, porque “sem conectividade não há turismo”.

“O turismo é um dos principais instrumentos de combate à pobreza, e fortalecer a conectividade é essencial para explorar o efeito multiplicador do setor”, considerou, acrescentando que a reunião gerou recomendações para aumentar os esforços de diálogo com vista a melhorar as ligações aéreas entre os países lusófonos, e até atrair turistas de fora da comunidade.

O ministro sublinhou que o encontro com os homólogos da CPLP permitiu avaliar o progresso de temas definidos na última cimeira, em Angola, possibilitando também os avanços de iniciativas conjuntas que promovem um turismo de qualidade e diferenciado entre os países lusófonos, reforçando as capacidades locais e o impacto económico do sector.

Além disso, segundo Carlos Santos, o encontro abordou a harmonização das legislações turísticas entre os membros da CPLP, permitindo que países com mais experiência, como Portugal e Brasil, partilhem boas práticas com Cabo Verde, São Tomé e outros países da comunidade.

“Estamos a explorar como harmonizar a legislação para que todos possam beneficiar das experiências dos mais avançados”, explicou, comentando que estas reuniões, realizadas a cada dois anos, “são essenciais para traçarmos um caminho comum no sector do turismo”

Conforme ele, no caso de Cabo Verde o turismo representa mais de 25 por cento (%) do Produto Interno Bruto e é responsável por 20% dos postos de trabalho criados, estando ciente de que esse impacto crescente exige uma abordagem coordenada e focada.

O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, contou que à margem da XII Reunião de Ministros do Turismo da CPLP teve a oportunidade de reforçar os laços bilaterais com São Tomé e Príncipe, onde Cabo Verde tem apoiado a formação de jovens nas áreas de hotelaria e turismo.

“A nossa Escola de Hotelaria e Turismo tornou-se uma referência pela qualidade que introduzimos no sector. Muitos jovens santomenses estudam em Cabo Verde, e queremos expandir essa cooperação”, afirmou.

A reunião de Ministros do Turismo da CPLP deste ano teve como tema, “Turismo sustentável e inclusivo: desafio e oportunidades na CPLP”.

DR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar