Lisboa, 14 Nov (Inforpress) – O ministro adjunto do primeiro-ministro para Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, destacou hoje, em Cascais, a importância do encontro com os homólogos da CPLP para fortalecer as acções futuras conjuntas ligadas ao sector.
O governante fez essa declaração à Inforpress, para falar da sua participação na XV Reunião de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu hoje no município de Cascais, inserida na XV Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que decorre no mesmo município português de 12 a 15 de Novembro, com acolhimento do Instituto Português da Juventude.
“Estamos aqui reunidos para esta conferência de ministros, que acontece anualmente, e é sempre uma oportunidade para alinharmos esforços com actividades conjuntas, como os Jogos da CPLP e a Bienal de Jovens Criadores”, afirmou o ministro, destacando a “importância do encontro para fortalecer as acções conjuntas no sector”.
O representante do Governo cabo-verdiano reforçou que os jovens do país, tanto os residentes como os da diáspora em Portugal, têm sido protagonistas em várias iniciativas culturais e desportivas.
“Este ano, Cabo Verde participa na Bienal de Jovens Criadores, promovendo uma integração relevante dos jovens locais e da nossa diáspora”, disse, explicando que durante o encontro, os temas discutidos foram preparados pelas comissões de Desporto e Juventude, com a participação activa do Instituto do Desporto e da Juventude, que colaboraram na formulação das propostas tratadas pelos ministros.
Entre as principais decisões, foi confirmada a realização dos próximos Jogos da CPLP em Timor-Leste no próximo ano, bem como a Bienal de Jovens Criadores em Cabo Verde em 2026 e os Jogos da CPLP no Brasil em 2027.
“Tivemos também a oportunidade de actualizar os Estados-membros sobre os desenvolvimentos no desporto e juventude em cada um dos nossos países, partilhando desafios e sucessos”, acrescentou Carlos Monteiro.
Quando questionado sobre a cooperação com outros países da CPLP, o ministro destacou a parceria histórica com Portugal, particularmente nas áreas de formação profissional, saúde e desporto, além de iniciativas específicas voltadas para os jovens.
“Temos uma cooperação vasta, principalmente com Portugal, mas é fundamental reforçar os laços com os outros países da CPLP, sobretudo em questões como mobilidade e projectos bilaterais”, concluiu, apontando para a necessidade de fortalecer a colaboração no âmbito da CPLP e explorar novas formas de cooperação.
A XV Reunião de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP decorreu no Palácio da Cidadela de Cascais, contemplando uma sessão de abertura com as intervenções do presidente da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP e ministro da Juventude e dos Desportos de Angola, de Rui Falcão Pinto de Andrade.
A cerimónia de abertura do evento teve também intervenções do ministro dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Pedro Duarte, da ministra da Juventude e Modernização de Portugal, Margarida Balseiro Lopes, do secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Durante esta semana estão a ser organizados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude diferentes momentos e reuniões de trabalho para o debate, pelas delegações dos Estados-membros da CPLP, sendo que os trabalhos iniciaram-se no dia 12 de Novembro com a realização da reunião da Comissão da Juventude, e esta quarta-feira, 13, as reuniões da Comissão do Desporto e dos Directores-gerais da Juventude e do Desporto.
Ainda à margem da reunião ministerial, realizou-se hoje a abertura do Parlamento Juvenil, na Assembleia da República de Portugal, estando agendada para esta sexta-feira, 15, as apresentações das conclusões do Parlamento Juvenil aos ministros da Juventude e Desporto da CPLP e a sessão de encerramento deste evento.
Paralelamente, a inauguração da Bienal dos Jovens Criadores da CPLP decorreu também esta quarta-feira, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, estando agendado o encerramento para o dia 16 de Novembro, na Cisterna - Cidadela de Cascais.
DR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar