Lisboa, 21 Mar (Inforpress) – O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, será palco, este sábado, 22, da mesa-redonda “Empreendedorismo no feminino - Herdeiras modernas da tradição ‘rabidante’”, um evento que celebra o papel das mulheres no mundo dos negócios.
A iniciativa faz parte da programação “Março Mês da Mulher” do CCCV e insere-se nas comemorações do Dia da Mulher Cabo-verdiana, assinalado anualmente a 27 de Março, explicou a gestão do CCCV.
“A mesa-redonda vai contar com a participação de cinco mulheres de destaque no mundo empresarial”, sendo Fátima Moreno, Madalena Serradas, Maria Andrade (Milocas), Paola Mariani e Susana Veiga, e a moderação estará a cargo de Fátima Carvalho.
Fátima Moreno é ‘chef’ e empreendedora na gastronomia, tendo criado o espaço “Kasa Crioula - Cozinha by Chef Fátima Moreno”, em Lisboa, Madalena Serradas é gestora de marcas e mercados, dando continuidade ao legado da sua família empreendedora ligada a Cabo Verde e Maria Andrade (Milocas) é uma ‘chef’ cabo-verdiana fundadora do “By Milocas”, que promove a gastronomia de Cabo Verde.
Paola Mariani é empresária e gestora do único jardim botânico e campo de golfe relvado de Cabo Verde, promovendo a sustentabilidade e o turismo e Susana Veiga é especialista em harmonização corporal e estética, tendo criado o seu próprio negócio na área da beleza e bem-estar.
O evento tem como objectivo, conforme o CCCV, promover uma reflexão sobre os desafios e conquistas das mulheres empreendedoras em Cabo Verde, Portugal e na diáspora, destacando a importância do investimento no talento feminino para um futuro sustentável.
Durante a sessão, cada participante vai partilhar a sua experiência no mundo dos negócios, abordando temas como as dificuldades enfrentadas, o impacto da cultura cabo-verdiana no empreendedorismo e a visão feminina na gestão de empresas.
O CCCV frisou que a tradição ‘rabidante’, figura histórica das comerciantes ambulantes que desempenharam um papel crucial na economia cabo-verdiana, será um dos eixos centrais da conversa, evidenciando como esse legado se reflecte no actual ecossistema empresarial.
O evento que decorre das 17:00 às 19:00 locais, acontece o ano em que Cabo Verde celebra os 50 anos da sua independência, por isso, a organização quer que, para além de reconhecer o protagonismo das mulheres nos negócios, a mesa-redonda inspire novas gerações de empresárias e fortalecer a rede de apoio entre mulheres empreendedoras na comunidade cabo-verdiana e lusófona.
DR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar