Portugal: Livro “Morna – Identidade e Literatura em Cabo Verde” de Geni Mendes de Brito apresentado hoje em Lisboa

Inicio | Cultura
Portugal: Livro “Morna – Identidade e Literatura em Cabo Verde” de Geni Mendes de Brito apresentado hoje em Lisboa
07/12/24 - 02:39 pm

Lisboa, 07 Dez (Inforpress) – O livro “Morna – Identidade e Literatura em Cabo Verde”, da autoria de Geni Mendes de Brito, é apresentado hoje, em Lisboa, no âmbito da programação “Dezembro – Mês da Morna” do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV).

Sob a égide da editora Kotter Portugal, a apresentação vai estar a cargo do poeta e ensaísta José Luís Hopffer Almada e contará com as participações especiais da professora de Estudos Literários e Africanos na Universidade de Coimbra, Doris Wieser, e do artista plástico Kiki Lima.

De acordo com o CCCV, o livro “Morna – Identidade e Literatura em Cabo Verde” tem como objectivo explorar como poetas e ficcionistas cabo-verdianos definem, caracterizam e apresentam a Morna.

De acordo com a mesma fonte, essa expressão musical é abordada tanto como tema central de suas obras quanto como elemento que confere identidade cabo-verdiana aos textos, desempenhando funções narrativas, líricas, descritivas e dramáticas.

“Entre os vários géneros musicais de Cabo Verde, a Morna destaca-se como a forma musical e poética mais cultivada em todas as ilhas, simbolizando sentimentos como tristeza, angústia e dores que resistem sob o peso do domínio colonial e cultural. Por meio da língua crioula, a Morna ressignifica e fortalece o universo cultural cabo-verdiano”, considerou.

Geni Mendes de Brito é investigadora em Estudos Literários pela Universidade de Coimbra e professora de literaturas portuguesa, brasileira e africanas de língua portuguesa e desde 2013 dedica-se ao estudo e à pesquisa sobre a literatura e a cultura cabo-verdiana, considerando a obra “Morna – Identidade e Literatura em Cabo Verde” o culminar de suas investigações.

O lançamento do livro “Morna – Identidade e Literatura em Cabo Verde” está marcado para às 16:30 locais, no CCCV, numa programação que conta com um momento musical com elementos do grupo coral Voz Terra.

DR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar