Lisboa, 06 Dez (Inforpress) – O lançamento do livro “Manecas Santos: Uma Biografia da Luta”, da autoria de Rosário Luz, vai ser hoje lançado no Grémio Literário de Lisboa, numa sessão de apresentação conduzida pelo jornalista e poeta guineense Tony Tcheka.
A obra tem a chancela da Rosa de Porcelana Editora, que explica que a mesma oferece “um mergulho nas realidades sociais” da Guiné-Bissau e das ilhas de Cabo Verde – antigas colónias portuguesas na África Ocidental – e explora as motivações políticas dos combatentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), através dos olhos de um jovem guerrilheiro Manecas Santos, tio da autora.
De acordo com a mesma fonte, a experiência de Manecas Santos como combatente abrange dois países e uma época determinante, destacando sua singularidade como indivíduo e como participante activo do processo revolucionário.
“Os relatos apresentados no livro trazem uma perspectiva única para compreender eventos cruciais que marcaram a luta pela independência e os impactos que continuam a reverberar nos dias de hoje”, explicou.
Rosário Luz estreou-se como escritora em 2012 com uma coluna no semanário cabo-verdiano Expresso das Ilhas, abordando aspectos da política, história e cultura de Cabo Verde.
Desde então tem contribuído com artigos de opinião para diversas publicações, tanto locais como internacionais,
“Manecas Santos: Uma Biografia da Luta” marca a sua estreia na literatura como autora de livros, numa obra que “lança um olhar aprofundado” sobre os processos históricos que moldaram a África Ocidental lusófona e as trajectórias dos seus protagonistas.
O lançamento do livro está agendado para as 18:00 locais (17:00 em Cabo Verde).
DR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar