Portugal: Livro “Donas, Forras e Escravas – As mulheres na sociedade cabo-verdiana do antigo regime” apresentado em Lisboa

Inicio | Cultura
Portugal: Livro “Donas, Forras e Escravas – As mulheres na sociedade cabo-verdiana do antigo regime” apresentado em Lisboa
20/11/24 - 07:45 pm

Lisboa, 20 Nov (Inforpress) – A escritora e historiadora cabo-verdiana Maria Teresa Avelino Pires apresenta esta sexta-feira, 22, em Lisboa, o seu recente livro “Donas, Forras e Escravas – As mulheres na sociedade cabo-verdiana do antigo regime”.

A apresentação da obra terá lugar no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), a partir das 18:30 locais, e será feita pelo professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa Artur Teodoro de Matos.

De acordo com informações disponibilizadas pela organização do evento, em “Donas, Forras e Escravas – As mulheres na sociedade cabo-verdiana do antigo regime”, a autora pretende resgatar o peso e o papel das mulheres na sociedade cabo-verdiana dos séculos XV-VXIII.

Esse papel se caracterizava pela existência de poucas mulheres brancas e inúmeras escravas negras, um binómio que se fragmentou quando um novo grupo social irrompeu, o das forras, mulheres libertas que constituíram um novo grupo social, alterando significativamente a dinâmica social da época.

Maria Teresa Avelino Pires, natural da cidade da Praia é licenciada em História, tendo dedicado ao ensino durante grande parte da sua carreira, concluindo, em 2000, um mestrado em Relações Interculturais e, posteriormente, o doutoramento em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa.

Como investigadora do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM), dedicou-se a estudos que contribuíram para aprofundar o conhecimento sobre a história de Cabo Verde.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar