Portugal: CRE volta a apelar à participação no recenseamento eleitoral que termina a 13 de Março

Inicio | Política
Portugal: CRE volta a apelar à participação no recenseamento eleitoral que termina a 13 de Março
15/02/26 - 11:57 pm

Lisboa, 15 Fev (Inforpress) – O presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral de Cabo Verde, em Portugal (CRE-PT), Rito Correia, voltou hoje a apelar à participação activa dos cabo-verdianos no processo de recenseamento eleitoral, que decorre até 13 de Março.

Em declarações à Inforpress, Rito Correia fez o balanço das acções no âmbito do processo de recenseamento eleitoral para as eleições legislativas de 17 de Maio, que decorreram em Agualva-Cacém e Mem Martins, município de Sintra, nos Açores e em Coimbra.

Segundo ele, as acções nestas localidades resultaram em mais de 160 novas inscrições, além de transferências e actualizações de dados.

A CRE-PT e os seus agentes de recenseamento eleitoral vão estar, igualmente, em Bragança, entre as 21:00, deste domingo, e 01:00 da madrugada de segunda-feira, 15, para promover, incentivar e realizar o recenseamento eleitoral de cabo-verdianos que residem e trabalham nesse município.

Não obstante a CRE ter “batido recordes diários” de novas inscrições a cada fim-de-semana, o seu presidente destacou a importância de todos os cabo-verdianos que residem ou estudam em Portugal se recensearem e actualizarem os seus dados.

“Reforçamos o apelo a todos os cidadãos cabo-verdianos residentes, actualmente, em Portugal, para se recensearem para que possam estar aptos para exercerem o seu direito de voto nas eleições legislativas de 17 de Maio” apelou o responsável.

Correia reconheceu que, apesar dos esforços desenvolvidos, a CRE-PT poderá não conseguir chegar a todas as localidades com a presença da comunidade cabo-verdiana, por isso, apelou à deslocação dos cidadãos aos postos de recenseamento eleitoral mais próximos.

Aquele responsável avançou ainda que, durante o mês de Fevereiro, a CRE e os seus agentes de recenseamento eleitoral vão estar em Bragança, Mirandela, Guarda, Guimarães, Porto, Coimbra, Aveiro, Leiria, Setúbal, Sintra, Lisboa, Amadora, Oeiras, Sines, Santiago do Cacém, Santarém, Beja e Évora.

Informou ainda que nas duas primeiras semanas de Março, até ao dia 13, a comissão vai concentrar as acções na região Sul do país, nomeadamente, no Algarve, com iniciativas previstas em Faro e Portimão.

A CRE-PT, que conta com mais de 6.000 eleitores, espera recensear, até ao último dia legal, 13 de Março, “maior número” de cidadãos cabo-verdianos residentes em Portugal e na diáspora, segundo Rito Correia.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar