Porto Novo, 02 Ago (Inforpress) – A produção do tomate pode aumentar este ano no município do Porto Novo graças aos investimentos que os agricultores estão a fazer no combate à traça do tomateiro, praga que tem ameaçado, nos últimos anos, esta cultura.
Muitos produtores estão a conseguir comprar o isco, através do qual está a conseguir combater esta praga que, nesta altura do ano, ameaça sobremaneira a produção do tomate no concelho do Porto Novo.
É o caso dos agricultores na Ribeira Fria, que graças aos investimentos no combate a esta praga, almejam conseguir este ano melhorar a produção do tomate, conforme o presidente da associação local dos agricultores.
Adilson Gomes regozijou-se com o facto de muitos agricultores estarem a conseguir adquirir o risco apesar do seu elevado custo, o que pode contribuir para melhorar a produção do tomate e de outras culturas atacadas também por esta praga, que já atinge vários vales neste município.
Em todo o caso, o presidente da Associação dos Agricultores da Ribeira Fria reconheceu que os lavradores estão “aflitos”, sobretudo neste período mais quente em que a acção daninha da praga traça do tomateiro é mais sentida.
Esta praga, uma borboleta vulgarmente conhecida por “tuta absoluta”, terá chegado ao concelho do Porto Novo há mais de duas décadas e ataca, além do tomate, também o repolho e a couve.
Ataca as culturas no período mais quente do ano, mais precisamente entre os meses de Abril e Setembro, segundo os agricultores.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar