Porto Novo/Planalto Norte: Certificação do queijo continua nos planos dos produtores

Inicio | Economia
Porto Novo/Planalto Norte: Certificação do queijo continua nos planos dos produtores
25/08/24 - 10:01 am

Porto Novo, 25 Ago (Inforpress) – A certificação do queijo que se produz no Planalto Norte, no interior do município do Porto Novo, continua nos planos dos produtores de queijo desse planalto, que já ostenta a chancela de património mundial do gosto.

O porta-voz dos produtores do queijo fresco e curado do Planalto Norte, Maduino Lima, disse à Inforpress que a certificação deste produto, que está entre os melhores da África, continua nos planos desta classe que almeja num futuro próximo criar as condições com vista a alcançar este desiderato. 

No âmbito deste processo foi já instalada uma unidade de produção de queijo nessa localidade que contribuiu para a melhoria da qualidade, constituindo um dos passos a ser dados visando a tão almejada certificação do queijo fresco e curado, explicou a mesma fonte. 

“A certificação do queijo exigirá muito dos produtores, que têm estado a trabalhar para conseguir esse objectivo”, notou este produtor, para quem a classe tem outro propósito que é conseguir também o selo de origem dos produtos genuínos de Santo Antão. 

Os criadores de gado no planalto Norte chegaram, recentemente, a beneficiar do programa de assistência técnica desencadeado pelo Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), que foi finalizado em meados de 2022. 

O queijo que se produz no Planalto Norte do Porto Novo ostenta desde 2007 a chancela de património mundial do gosto e em 2017 foi premiado com o galardão “Slow Cheese Award” pela Fundação Slow Food, durante a feira mundial do gosto, na Itália, em que o produto ficou entre os melhores da África.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar