Porto Novo, 06 Ago (Inforpress) – Os operadores de pesca do município do Porto Novo participam a partir de quarta-feira, 07, e durante três dias, numa acção de capacitação em liderança e gestão associativa, informou hoje a associação de classe.
Esta formação realiza-se no âmbito do Projecto Terra Azul: Resiliência e Fortalecimento das Comunidades Costeiras de Santo Antão e São Vicente e visa dotar os operadores de pesca, pescadores, peixeiras e vendedores ambulantes de “informação, conhecimentos e poder de agir assertivamente” em prol do desenvolvimento da classe.
O Projecto Terra Azul prevê um investimento de 70 mil contos nas pescas nas ilhas de Santo Antão e São Vicente durante dois anos.
Este projecto é financiado pela Cooperação Espanhola e pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, sendo promovido pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Associação dos Amigos da Natureza (AAN) e conta com a parceria das câmaras municipais de Santo Antão e São Vicente, além de outros parceiros.
O projecto, além da formação de pescadores, peixeiras e outros operadores, consiste ainda na transformação do pescado e na aposta na criação de plataformas de secagem do pescado nas comunidades piscatórias das ambas as ilhas, para melhorar as condições de higiene e de valorização do produto.
Neste município, este projecto actua nas comunidades do Tarrafal de Monte Trigo e na cidade do Porto Novo, onde está a ser remodelado a unidade de transformação do pescado.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar