Porto Novo, 18 Set (Inforpress) – O primeiro-secretário do PAICV (oposição) no sector do Porto Novo, em Santo Antão, alertou hoje para o aumento do desemprego neste município santantonense, que passou de 9,6 por centro (%) em 2023 para 11 % em 2024.
Jairson Tavares recorreu aos dados estatísticos sobre Porto Novo, divulgados, agora em Setembro, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), para concluir que o desemprego tem aumentado no município do Porto Novo, referindo-se ainda ao desemprego jovem, que passou de 25 % em 2023 para 29,2 % em 2024.
“Em relação ao desemprego jovem, em 2023 rondava os 25%, passando em 2024 para 29,2 pontos percentuais, ou seja, um aumento de 4,2 %”, notou o líder do PAICV, para quem estes dados desmistificam aquilo que as autoridades locais têm vindo a propalar sobre o desenvolvimento do concelho do Porto Novo.
Jairson Tavares referiu-se ainda à taxa de ocupação no concelho, que baixou em 2024 em relação ao ano transacto, explicando que em 2023 a taxa de ocupação no município do Porto Novo situava-se em 49 %, mas que em 2024 a taxa de ocupação baixou para 47,2 %.
Perante estes dados, o primeiro secretário do PAICV questiona o impacto da política da actual equipa camarária que, a seu ver, só tem contribuído para aumentar a pobreza no município, cuja taxa estima-se em 52 %.
“Que política é essa que, em vez que criar postos de trabalho para as famílias e, principalmente, para os jovens, destrói os existentes”, notou este responsável, para quem, com a governação do actual executivo, Porto Novo tem estado “na cauda” no que se refere ao índice de desenvolvimento do arquipélago.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar