Porto Novo, 22 Mar (Inforpress) – A edilidade porto-novense destacou hoje o Planalto Norte, no interior do Porto Novo, em Santo Antão, como “um exemplo” dos esforços que se tem feito neste município para levar a "água mais próximo das habitações".
De acordo com a câmara municipal, através de uma nota publicada a propósito do Dia Mundial da Água, que se celebra hoje, “apesar de a água ser um dos recursos muito escassos” neste concelho, um dos mais áridos do País, “a autarquia e seus parceiros não têm poupado esforços para que o líquido precioso esteja cada vez mais próximo das habitações”.
Isso, “independentemente do local onde as pessoas decidem viver”, sublinhou a fonte, que destaca o facto de o Planalto Norte, onde o problema da água foi amenizado com recurso à bombagem de água a partir de uma nascente, no vale de Martiene, ser “hoje um orgulho e um exemplo claro disso”.
Os sucessivos anos de seca têm tido “reflexos directos na diminuição do caudal de água” no município, que aproveita “para alertar à população sobre a necessidade de conscientizar e preservar esse bem tão valioso, que muitas vezes não é explorado da forma mais correcta”.
Dados oficiais avançados pelos serviços municipais, indicam que mais de 82 por cento (%) da população no município do Porto Novo já tem água canalizada, "graças a um leque de intervenções neste sector no concelho”.
Somente em 2023, procedeu-se à ligação de água domiciliária a 42 famílias no interior do município.
Porém, os dados apontam para a existência ainda de "centenas" de famílias que continuam a recorrer aos chafarizes, auto-tanques, poços e nascentes como forma de abastecimento.
O relatório de actividades camarárias relativo a 2023 destaca também o projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte, que contribuiu para diminuir a escassez de água potável naquele planalto, como sendo um dos marcos registados neste concelho no domínio da água.
A autarquia destaca ainda a conclusão do projecto de abastecimento de água nas zonas altas da cidade do Porto Novo, com a instalação de uma estação adutora em Branquinho e um novo reservatório de 200 metros cúbicos de água em Lajedinho.
Para este ano de 2024, a Câmara Municipal do Porto Novo prevê investir 20 mil contos na expansão, reabilitação e construção de redes domiciliárias, bem como na construção de reservatórios.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar