Porto Novo, 26 Fev (Inforpress) – Os criadores no município do Porto Novo, em Santo Antão, pediram hoje ao Ministério da Agricultura e Ambiente para afectar este município com um auto-tanque para assegurar o transporte de água para o gado.
O representante da Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo lembrou à Inforpress que a classe tem vindo a pedir a viatura auto-tanque, avançado que este concelho, com um dos maiores efectivos pecuários do País, precisa de uma viatura auto-tanque, exclusivamente, abastecer o gado nas várias localidades deste concelho.
Romeu Rodrigues disse que os criadores de gado, sobretudo, na zona baixa do município (arredores da cidade do Porto Novo) passam, nesta altura, por “muitas dificuldades” a este nível, já que o auto-tanque da edilidade porto-novense que garante o serviço está avariado.
A seu ver, o Ministério da Agricultura e Ambiente deve afectar Porto Novo com uma nova viatura auto-tanque [existia uma que deixou de operar] para apoiar os criadores de gado neste concelho, onde existe um efectivo pecuário à volta de 25 mil cabeças de gado.
Porto Novo, devido à seca, foi contemplado com um programa de abeberamento do gado, que consiste no transporte gratuito de água aos criadores de gado das zonas mais afectadas, financiado pelo Programa das Nações Unidos para Agricultura e Alimentação (FAO).
No quadro do programa, a Câmara Municipal do Porto Novo assegura o transporte de água para os animais, serviço que está interrompido devido à avaria da viatura auto-tanque que está inoperante.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar