Porto Novo/Chã de Norte: Escassez de água para agricultura e péssimo estado da estrada de acesso preocupa agricultores

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Chã de Norte: Escassez de água para agricultura e péssimo estado da estrada de acesso preocupa agricultores
13/06/24 - 04:59 pm

Porto Novo, 13 Jun (Inforpress) – Os agricultores em Chã de Norte, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram hoje a sua preocupação face aos problemas por que passam, neste momento, sendo de destacar a escassez de água.

O porta-voz dos agricultores, Dinelson Lima, disse à Inforpress que os 61 lavradores locais estão a enfrentar “uma situação difícil” devido a escassez de água para a irrigação, explicando que os 140 metros cúbicos de água que o furo local disponibiliza, diariamente, já não atende à demanda.

Este agricultor pediu ao Ministério da Agricultura e Ambiente para avançar com a execução de um segundo furo em Chã de Norte para aumentar a disponibilidade de água para a agricultura nesse vale.

Devido à escassez de água, a agricultura em Chã de Norte pode estar comprometida, segundo Dinelson Lima, explicando que o intervalo de rega para os mais de 60 agricultores é de 11 dias, um período demasiado longo para as culturas, que, às vezes, se perdem por falta de água.

Uma outra preocupação dos agricultores e da comunidade, no geral, se prende com a situação da estrada de acesso à Chã de Norte, cujo estado dificulta o escoamento dos produtos.

Aliás, os moradores já alertaram às autoridades competentes para a necessidade de proceder à requalificação da estrada, que está a constituir-se num “perigo” para a vida das pessoas.  

Dinelson Lima confirmou que a estrada está em “péssima situação” e que o risco de acidentes nessa via é “muito elevado”, razão pela qual o Governo deveria priorizar a requalificação da mesma “antes que aconteça o pior”.

A Inforpress apurou junto da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo que este município vai beneficiar de um programa de perfuração, que contemplará a execução de dez furos.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar