Porto Novo, 19 Out (Inforpress) – A construção de um cais de pesca no Porto Novo, em Santo Antão, tem de ser “uma realidade o quanto antes” para resolver o problema do sector das pescas nesta ilha nos domínios artesanal e semi-industrial.
Esta posição foi defendida na sexta-feira, 18, pelo presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Neves, durante um encontro com o ministro do Mar, Jorge Santos, que está de visita a Santo Antão, na sua primeira deslocação à ilha nesta condição.
Neves realçou os ganhos conseguidos até agora, sobretudo no sub-sector artesanal, mas disse que persistem ainda desafios, sendo a necessidade do cais de pesca a mais sentida pelos operadores, que desejam ver concretizada esta infra-estrutura “o quanto antes”.
Este responsável destacou também a necessidade de se avançar com outros investimentos em infra-estruturas prometidas pelo Governo, destacando ainda a construção dos cais de pesca no Monte Trigo e Tarrafal.
Avançou ainda que a casa do pescador no município, que tem sido muito reclamada pelos pescadores, vai ser “uma realidade”.
O líder dos pescadores indicou ainda da necessidade de se clarificar a legislação vigente em matéria de captura de isco vivo, para evitar conflitos entre os pescadores e a Inspecção-geral das Pescas, e pediu “medidas de política” que permitam o enquadramento dos pescadores no sistema de previdência social.
Atlermiro Neves pediu ainda a prospecção de pesqueiros no concelho do Porto Novo.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar