Porto Novo: Autarquia trabalha com associações de pescadores para promover “práticas sustentáveis” de pesca

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Autarquia trabalha com associações de pescadores para promover “práticas sustentáveis” de pesca
29/04/24 - 12:58 pm

Porto Novo, 29 Abr (Inforpress) – A câmara do Porto Novo está a trabalhar com as associações de pescadores no município com vista à promoção de “práticas sustentáveis” de pesca nas comunidades piscatórias do concelho.

A garantia consta de uma nota da Câmara Municipal do Porto Novo, de acordo com a qual a autarquia está a fazer “de tudo” para garantir a “preservação das espécies e a promoção de práticas sustentáveis” de pesca, sobretudo nas comunidades de Tarrafal e Monte Trigo.

A câmara municipal tem estado, igualmente, a trabalhar com as associações de pescadores na investigação, reabilitação de embarcações e doação de motores, “sempre em busca de novas soluções” aos desafios que se colocam à pesca no município do Porto Novo, avançou a mesma fonte.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, propôs recentemente ao Governo e à comunidade científica a criação de um parque marinho nas comunidades do Tarrafal e Monte Trigo.

“Temos uma extensa área costeira, mas não temos numa área marinha protegida e deixamos o apelo no sentido de criação de uma área protegida no Tarrafal e Monte Trigo, duas zonas que no nosso entender deveriam ser declaradas áreas protegidas”, disse o autarca na ocasião.

A construção de um cais de pesca, de uma casa para os pescadores e desembarcadouros nas zonas piscatórias são alguns dos desafios já identificados para o município do Porto Novo, que dispõe de um dos principais bancos de pesca de Cabo Verde, o banco do Noroeste.

Uma delegação do Instituto do Mar, chefiada pelo seu presidente, Albertino Martins, esteve nos últimos dias em Santo Antão, tendo abordado com as autoridades municipais projectos visando o desenvolvimento das pescas nesta ilha.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar