Porto Novo: Amupal preocupada com incêndios florestais em Ribeirão Fundo que põe em risco as populações

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Amupal preocupada com incêndios florestais em Ribeirão Fundo que põe em risco as populações
18/06/24 - 03:51 pm

Porto Novo, 18 Jun (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal) em Santo Antão manifestou hoje a sua preocupação face à ocorrência de vários incêndios florestais na zona de Ribeirão Fundo, nesse planalto.

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, disse à Inforpress que se trata de uma onde residem muitas famílias, razão pela qual urge tomar as medidas com vista à prevenção dos fogos florestais e à preservação da floresta.

Desde finais de Maio, Ribeirão Fundo já foi alvo de, pelo menos, três incêndios florestais, que já atingiram mais de 20 hectares da floresta e terrenos agrícolas, tendo destruído ainda duas casas.

A líder da Amupal avançou que as famílias que residem em Ribeira Fundo estão preocupadas com essa situação, já que as suas casas estão situadas em plena floresta, correndo, por isso, “muitos riscos” com as chamas.

A Amupal é uma das associações que têm estado a trabalhar com o Ministério da Agricultura e Ambiente na recuperação da floresta, alvo nos últimos 30 anos de vários incêndios, o maior dos quais ocorrido em 2018, que consumiu 200 hectares do perímetro florestal do Planalto Leste.

O mais recente incêndio florestal em Ribeirão Fundo aconteceu esta segunda-feira à tarde (16:00) e demorou seis horas a ser extinto.

Mais de 20 hectares (área equivalente a 20 campos de futebol) da floresta e zonas agrícolas atingidas e destruição de duas casas é o balanço dos incêndios ocorridos nas últimas semanas em Ribeirão Fundo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar