Porto Novo, 13 Jul (Inforpress) – Os agricultores dos diferentes vales agrícolas no município do Porto Novo, em Santo Antão, apontaram hoje a mobilização de água como sendo “um dos principais desafios” do sector agrícola local.
As associações locais de agricultores voltaram a pedir investimentos na mobilização de água para a agricultura para atender às necessidades da classe nos diferentes vales e perímetros agrícolas, designadamente em Alto Mira, Ribeira da Cruz, Ribeira das Patas e em Chã de Norte.
Em Alto Mira, a associação dos agricultores insiste na prospecção de água subterrânea como forma de suprir as necessidades nas zonas de Faial e no terceiro povoado.
O líder dos agricultores, Idarlino Fortes, disse que os lavradores têm estado, há já alguns anos, a pedir a execução de um furo no terceiro povoado, onde a falta de água para a agricultura “é evidente”.
Na Ribeira da Cruz, mais precisamente no perímetro agrícola de Morro de Cavalo, o presidente da associação dos agricultores, José Lima, defendeu a execução de um furo.
Reivindicação idêntica têm também os agricultores em Chã de Norte, informou a associação de classe.
Na Ribeira das Patas, o representante dos agricultores, Arlindo Delgado, insistiu na necessidade de o Governo avançar com investimentos na mobilização de água para “travar o declínio” do sector agrícola local.
No vale de Chã de Branquinho, os agricultores têm estado a pedir a recuperação da barragem subterrânea, inoperante desde 2016.
O Governo já anunciou que no âmbito do programa de prospecção de água em Cabo Verde o município do Porto Novo será contemplado com 15 furos.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar