Porto Novo, 25 Set (Inforpress) – Os resultados do projecto sobre agricultura familiar e sustentável no perímetro agrícola de Ponte Sul/Chã de Mato, no município do Porto Novo, ficaram aquém do esperado, tendo muitas famílias ficado sem os apoios prometidos.
A conclusão é dos próprios beneficiários, segundo os quais "muitas famílias" ficaram sem a cobertura do projecto, que visava apoiar 50 agregados familiares na preparação de terrenos agrícolas e na instalação de parcelas, entre outros aspectos.
Uma fonte da Cáritas de Cabo Verde, instituição que esteve envolvida na implementação deste mesmo projecto, confirmou que o projecto teve muitas dificuldades, uma vez que "a antiga equipa camarária não conseguiu honrar os seus compromissos" no âmbito do projecto, tendo muitas famílias ficado sem os apoios.
Esta organização disse ter já pedido o apoio da actual equipa para apoiar as famílias que ficaram sem cobertura.
O projecto, orçado em 18 mil contos, foi financiado pelo programa das pequenas subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF SGP) e teve a parceria do Ministério da Agricultura e Ambiente.
Em Ponte Sul/Chã de Mato, cerca de quatro dezenas de famílias dispõem de parcelas agrícolas doadas pelo Estado de Cabo Verde.
Em todo o concelho do Porto Novo são 270 famílias distribuídas por várias localidades que beneficiam de parcelas agrícolas doadas pelo Estado em regime de posse plena, abarcando mais de 60 hectares.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar