Porto Novo, 19 Dez (Inforpress) – O queijo fresco e curado produzido no Planalto Norte, no município do Porto Novo, passa a ostentar um rótulo próprio que distingue e valoriza este produto, cuja qualidade é reconhecida internacionalmente, informaram hoje os produtores.
O representante dos produtores, Maduino Lima, avançou à Inforpress que tanto o queijo fresco como o curado produzido no Planalto Norte já estão no mercado com o rótulo que diferencia este produto que já ostenta a chancela mundial do gosto atribuída pela Fundação Slow Food (Itália).
O próximo passo é conseguir o selo de origem e a certificação para que este queijo, galardoado em 2017 com a medalha “Slow Cheese Award”, durante uma feira na Itália, consolide a sua presença no mercado turístico nacional e consiga chegar ao estrangeiro, avançou este produtor.
“Estamos a criar as condições para conseguirmos a tão almejada certificação. Um dia vamos chegar lá”, notou Maduino Lima, realçando o facto de as condições de produção terem sido melhoradas com a instalação de uma unidade nesse planalto.
Numa das visitas efectuadas ao Planalto Norte, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva disse que o queijo que se produz nessa zona alta do município do Porto Novo tem “qualidade para competir em qualquer parte do mundo”.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar