Porto Novo: Projecto sobre agricultura familiar e sustentável ajuda jovens agricultores na preparação de parcelas

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Projecto sobre agricultura familiar e sustentável ajuda jovens agricultores na preparação de parcelas
04/11/24 - 03:57 pm

Porto Novo, 04 Nov (Inforpress) – Os 22 jovens agricultores de Chã de Mato – Ponte Sul, Porto Novo, Santo Antão, estão a beneficiar do projecto sobre agricultura familiar e sustentável na preparação das suas parcelas, informou hoje fonte da associação de classe.

Em 2000, estes jovens receberam do Estado as respectivas parcelas e, quatro anos depois, conseguiram iniciar os trabalhos de preparação dos terrenos graças ao projecto sobre agricultura familiar e sustentável no perímetro agrícola de Ponte Sul/Chã de Mato.

O representante da associação local dos agricultores, Augusto Fortes, confirmou à Inforpress que os 22 jovens agricultores, depois de muitas dificuldades, estão a conseguir agora preparar as suas parcelas, criando as condições para iniciar o cultivo dentro de pouco tempo. 

O projecto sobre agricultura familiar e sustentável no perímetro agrícola de Ponte Sul/Chã de Mato contempla 50 agricultores e visa promover uma agricultura familiar e sustentável nessa localidade, incidindo no apoio às famílias na preparação de terrenos agrícolas, na instalação de parcelas, na formação aos agricultores e na distribuição de insumos.

Financiado pelo programa das pequenas subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF SGP), em 18 mil contos, este projecto está a ser executado pela Cáritas Diocesana de Cabo Verde, em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente, Agência Nacional de Águas (ANAS) e da Câmara Municipal do Porto Novo.

O perímetro agrícola de Ponte Sul - Chã de Mato dispõe de quase 60 agricultores, incluindo os 22 jovens agricultores, que dispõem de parcelas agrícolas doadas pelo Estado de Cabo Verde.

Em todos os perímetros agrícolas criados no município do Porto Novo, os agricultores têm enfrentado dificuldades no desbravamento dos seus terrenos.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar