
Porto Novo, 23 Out (Inforpress) – O município do Porto Novo, em Santo Antão, deverá já em 2026 dispor de um fundo de emergência para responder, de forma rápida, às situações de calamidade, numa iniciativa da edilidade porto-novense.
A Inforpress soube que está nos planos da câmara municipal a mobilização de parcerias com vista à criação do fundo municipal de emergência para fazer face a adversidades decorrentes de tempestade.
Uma fonte da edilidade explicou que o que se pretende é dotar o município de um fundo para atender rapidamente às populações em caso de cheias, como as que se verificaram em Agosto e Setembro de 2025.
Além da criação do fundo, é propósito da edilidade apostar também na criação de equipas comunitárias de protecção civil para auxiliar os bombeiros e demais instituições no apoio às populações.
Nas cheias deste ano, a câmara municipal disse ter enfrentado muitas dificuldades no apoio às comunidades devido à “falta do apoio do Governo”, mas, mesmo assim, através dos recursos próprios, garantiu ter actuado na desobstrução das vias de acesso, no realojamento das famílias, no restabelecimento do abastecimento de água e na reposição de pavimentos.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar