Porto Novo: Planalto Norte recebe feira do queijo, doces e licores em Novembro

Inicio | Economia
Porto Novo: Planalto Norte recebe feira do queijo, doces e licores em Novembro
15/10/25 - 05:17 pm

Porto Novo, 15 Out (Inforpress) – O Planalto Norte, no município do Porto Novo, em Santo Antão, recebe, a 15 de Novembro, a primeira feira do queijo, doces e licores produzidos nessa localidade, informaram hoje os promotores. 

Essa feira, que se realiza no quadro do projecto “Sol do Planalto Norte – Energia para todos”, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, visa dar a conhecer aos visitantes “os saberes e sabores” do parque natural do Topo de Coroa. 

Essa iniciativa conta ainda com o envolvimento da cooperativa dos produtores de queijo do Planalto Norte, da Associação de Desenvolvimento Comunitário Topo de Coroa, da associação Luz Verde do Norte, da Câmara Municipal do Porto Novo e das delegações dos ministérios da Agricultura e da Educação.

O financiamento é do Camões, I.P. e do Instituto da Cooperação e da Língua.

O queijo fresco produzido no Planalto Norte tem, desde 2007, a chancela de património mundial do gosto, atribuído pela Fundação Slow Food, com sede na Itália.

Essa mesma fundação galardoou, em 2017, durante uma feira na Itália, este queijo com a distinção “Slow Cheese Award”, classificando-o entre os cinco melhores do mundo.

O projecto “Terra de Sodéd”, com sede no Porto Novo, anunciou recentemente a realização de uma curta metragem sobre o fabrico do queijo no Planalto Norte, produto que tem sido muito referenciado a nível internacional dada a sua qualidade.

Além do queijo fresco, produz-se também no Planalto Norte o queijo curado, cuja qualidade é reconhecida a nível nacional.

Os produtores avançaram à Inforpress que o propósito é obter a certificação do queijo fresco e do curado, com vista à sua exportação, havendo já empresas estrangeiras interessadas nestes produtos, fabricados com base no leite de cabra. 

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar