
Porto Novo, 10 Fev (Inforpress) – Os produtores do queijo do Planalto Norte, no município do Porto Novo, em Santo Antão, antevêem a quebra na produção do queijo devido à falta de ração do mercado, há várias semanas, apurou hoje a Inforpress.
O produtor Maduino Lima disse à Inforpress que, até agora, com grande esforço dos produtores, o impacto da ausência da ração e do milho no mercado tem sido atenuado, mas, caso a situação continue por mais tempo, haverá, certamente, quebra na produção do queijo.
A população do Planalto Norte vive, essencialmente, da pecuária, mais exactamente da produção do queijo, apesar da seca que assola esse planalto, com um efectivo pecuário à volta de oito mil cabeças de gado.
Maduino Lima disse que a vida dos criadores de gado, todos produtores do queijo, tem sido muito difícil por causa dos sucessivos maus anos agrícolas, situação que se complicou ainda mais, ultimamente, com a rotura de ração e do milho do mercado.
O Planalto Norte é conhecido pela produção de queijo fresco e curado, actividade da qual depende a subsistência de praticamente todas as famílias dessa zona alta do município do Porto Novo.
A própria câmara municipal tem alertado para o facto de Porto Novo estar a enfrentar mais um mau ano agrícola, que “trouxe vários desafios para o concelho”, designadamente, para as comunidades onde predominam a agricultura de sequeiro e a pecuária.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar