Porto Novo/Planalto Norte: Líder associativo pede apoio aos criadores de gado face ao mau ano agrícola

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Planalto Norte: Líder associativo pede apoio aos criadores de gado face ao mau ano agrícola
01/11/25 - 09:55 am

Porto Novo, 01 Nov (Inforpress) – O presidente da Associação Luz Verde do Norte, no Planalto Norte, Porto Novo, defendeu hoje a necessidade de o Governo apoiar os criadores de gado nesse planalto face à ocorrência de mais um mau ano agrícola.

Maduino Lima disse à Inforpress que o pouco pasto que ressurgiu, este ano, no Planalto Norte, na sequência das chuvas, foi já consumido pelos animais e que os criadores vão ter dificuldades para salvar os cerca de oito mil cabeças de gado.

Este líder associativo avançou que o ano agrícola nessa localidade é marcado pela nula produção do milho e de feijões, além da fraca produção do pasto, razão pela qual o Governo deve olhar para os camponeses, que precisam salvar os seus animais.

Além da falta de pasto, os criadores de gado do Planalto Norte enfrentam igualmente dificuldades de água devido a problemas nos sistemas de bombagem de água para essa zona alta do município do Porto Novo.

Os próprios criadores de gado do Planalto Norte têm vindo a defender um plano de apoio à classe que, por causa da seca, está a ter dificuldades para salvar os animais e manter a actividade pecuária nessa zona, onde a produção de queijo constitui o principal meio das famílias conseguirem o sustento.

Os deputados da Nação do Partido Africando da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) eleitos por Santo Antão exigiram na semana passada do Governo “acções de socorro” aos criadores de gado nas zonas altas do município do Porto Novo como Planalto Norte e Zona Sul.

Os parlamentares, na sequência de uma visita a essas duas localidades, pediram ao Governo para “desencadear com urgência, acções de socorro” aos criadores nessas duas localidades onde as famílias vivem da pecuária.

JM/AA

Inforpress/Fim 

 

Partilhar