Porto Novo/Planalto Norte: Criadores de gado dizem que o lixo ameaça a pecuária e sugerem criação de um pequeno aterro

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Planalto Norte: Criadores de gado dizem que o lixo ameaça a pecuária e sugerem criação de um pequeno aterro
22/09/25 - 04:32 pm

Porto Novo, 22 Set (Inforpress) – Os criadores de gado no Planalto Norte, Porto Novo, onde se concentra parte significativa do efectivo pecuário neste município, manifestaram-se hoje preocupados com a falta de um espaço próprio para o acondicionamento do lixo nesse planalto.

Os criadores de gado, abordados pela Inforpress, dizem recear que o lixo produzido no Planalto Norte venha afectar a actividade pecuária, já que o pastoreio continua sendo livre nesse planalto, com seis mil cabeças de gado, propondo a criação de um pequeno aterro para o efeito.     

O criador de gado Fidel Neves disse que a problemática do lixo no Planalto Norte está a ganhar novos contornos, havendo a necessidade de quem de direito criar um espaço próprio para o depósito do lixo, que começa a constituir-se numa ameaça à pecuária, mas também ao turismo. 

A gestão dos resíduos sólidos tem sido motivo de inquietação por parte das populações de várias comunidades rurais no município do Porto Novo, que se queixam, precisamente, da necessidade da construção de pequenos aterros.

Além do Planalto Norte, também, em Chã de Norte, Tarrafal de Monte Trigo e em Alto Mira as populações têm estado a defender uma melhor gestão dos resíduos sólidos. 

A edilidade porto-novense já prometeu introduzir algumas melhorias na lixeira municipal e melhorar o sistema de recolha em algumas localidades.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar