Porto Novo: Moradores sugerem construção de estrada alternativa para Alto Mira com condições de segurança

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Moradores sugerem construção de estrada alternativa para Alto Mira com condições de segurança
12/09/25 - 02:30 pm

Porto Novo, 12 Set (Inforpress) – Moradores de Alto Mira, no município do Porto Novo, em Santo Antão, sugeriram hoje a construção de uma estrada alternativa para essa zona agrícola e turística, que ofereça toda a segurança aos veículos e às pessoas. 

A estrada de acesso a Alto Mira é considerada pelos habitantes como sendo a mais perigosa de Cabo Verde, dada a queda constante de pedras ao longo da via, que colocam permanentemente em risco a vida das pessoas. 

Amadeu Ramos, porta-voz dos moradores, disse à Inforpress que a comunidade de Alto Mira está muito preocupada com a situação da estrada e propôs ao Governo e à Câmara Municipal do Porto Novo a construção de uma via alternativa que ofereça todas as condições de segurança.  

A população acredita que é possível a construção da estrada alternativa e pediu às autoridades que ponderem essa possibilidade. 

“Pensamos que há condições para se construir um ramal de estrada alternativo para Alto Mira, que começaria antes da Boca de Selada”, sugeriu o porta-voz, acreditando que será possível construir a estrada, desde que haja a abertura e a boa vontade das autoridades competentes.

Para Amadeu Ramos, Alto Mira precisa de uma estrada segura, que não esteja constantemente interrompida devido a derrocada de rocha ou queda de pedras. 

A população, avançou a mesma fonte, acredita que é possível a construção de uma estrada alternativa, com uma extensão de cerca de 400 metros e que não exija muitos recursos. 

A Câmara Municipal do Porto Novo está a par da preocupação dos altomirenses e prometeu proceder à avaliação da questão e, caso seja viável, sensibilizar o Governo para a necessidade da via alternativa a Alto Mira. 

Amadeu Ramos adiantou que os moradores estão na disposição de desencadear uma campanha de mobilização de recursos para apoiar o projecto e informou que as associações de emigrantes naturais de Alto Mira espalhadas pelo mundo estão também na disposição de ajudar na construção da estrada.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar