Porto Novo, 30 Abr (Inforpress) – O projecto integrado da aldeia piscatória do Monte Trigo, no município do Porto Novo, já está em fase de arranque com a chegada dos primeiros equipamentos à localidade, informou hoje uma fonte do projecto.
Trata-se de um projecto que ultrapassa dos 70 mil contos, lançado em Setembro de 2024 pelo Governo e que prevê o reforço da unidade de produção de energia solar local, que passará de 40 kWp para 100 kWp, restabelecendo assim o fornecimento da luz eléctrica durante 24 horas por dia nesse povoado.
A mesma fonte confirmou que o projecto consiste ainda na instalação de uma unidade de dessalinização da água do mar com capacidade de produção de 25 metros cúbicos por dia, além de investimentos na melhoria do saneamento.
A Inforpress soube ainda que a unidade de dessalinização da água do mar já está na fase de implementação no âmbito deste projecto.
Os moradores, que têm estado a se queixar da má qualidade da água (com excesso de flúor), dizem-se aliviados com a possibilidade de Monte Trigo poder, dentro de pouco tempo, consumir uma água de qualidade graças à unidade de dessalinização.
A Câmara Municipal do Porto Novo tranquilizou, recentemente, esta comunidade, assegurando que as condições estão a ser criadas com vista à melhoria no fornecimento de luz eléctrica e da qualidade de água, no quadro do projecto integrado.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar