Porto Novo: Ministro da Cultura acredita na internacionalização das festas de São João associadas ao turismo

Inicio | Cultura
Porto Novo: Ministro da Cultura acredita na internacionalização das festas de São João associadas ao turismo
14/12/24 - 01:30 pm

Porto Novo, 14 Dez (Inforpress) – O ministro da Cultura e Indústrias Criativas prometeu, sexta-feira, 13, no Porto Novo, trabalhar com a câmara e com os promotores na internacionalização das festas de São João no município, associando esta manifestação popular ao turismo.

Augusto Veiga, que esteve de visita a Porto Novo, onde se encontrou com os artistas locais, disse que São João constitui um dos projectos que devem ser aliados ao turismo, com vista a internacionalização destas festas, que são desde 2017 património imaterial nacional.

A ideia é criar roteiros para promover as festas além-fronteira e fazer com que turistas de diferentes países venham a Santo Antão assistir a esta manifestação cultural, considerada a mais popular do país, explicou o ministro, referindo-se ainda à possibilidade de São João contribuir para a dinamização do turismo interno.

O ministro da Cultura reafirmou o propósito do Governo em avançar com o processo que levará “nos próximos anos” à elevação das festas de São João no Porto Novo a património cultural imaterial da humanidade.

“É um processo que vai demorar vários anos, mas é uma questão que será dada o devido andamento”, sublinhou o governante, destacando o “potencial cultural” que o município do Porto Novo apresenta a nível das festas de romarias.

No âmbito do plano de salvaguarda das festas de São João, foi, entre outras acções, requalificado o roteiro da peregrinação da imagem do santo padroeiro e elaborado o catálogo destas festas, estando em carteira a construção do museu das romarias e reabilitação da capela da Ribeira das Patas.

Numa recente visita a Porto Novo, Augusto Veiga prometeu sensibilizar a Unesco visando a classificação das festas de São João a património cultural imaterial da humanidade, prometendo envidar esforços para que, até final do seu mandato, em 2026, os responsáveis desta organização das Nações Unidas para a Cultura e Educação visitem este município.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar