
Porto Novo, 14 Nov (Inforpress) – A obra literária “Sofisma Loucura” da autoria do Valdevino Bronze foi apresentada quinta-feira, 13, na vila da Ribeira das Patas, no município do Porto Novo, “berço do autor”, o que encheu de orgulho os residentes.
Na ocasião, o presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, destacou a qualidade da obra e disse ser “um orgulho para Ribeira das Patas ter um filho com esta ousadia”.
Na apresentação do livro, o jornalista Celso Medina explicou que se está perante uma obra de “grande densidade poética” e que pela temática e pela escrita pode inaugurar “uma outra maneira de olhar para a literatura” em Cabo Verde.
“O escritor percorre o mundo através de vários autores e pega nas agruras da vida para construir as suas poesias”, sublinhou o apresentador.
O autor do livro, Valdevino Bronze, natural da Ribeira das Patas, onde nasceu há 43 anos, disse ter sido “uma emoção forte” o facto de ter conseguido apresentar o seu primeiro livro na sua localidade natal, uma apresentação carregada de simbolismo, que ele “não trocaria por nenhuma outra”.
O livro traz um conjunto de poesias retratando a vivência das pessoas com as quais cresceu, mas também poemas mais emocionais ligados à família, explicou Valdevino Bronze, admitindo ter sido também inspirado pelas dificuldades que marcaram a sua infância.
Com a obra, o autor chegou à conclusão de que “mesmo as coisas negativas que nos acontecem têm um grande potencial criativo para a arte”.
Depois da Ribeira das Patas, Valdevino Bronze vai no sábado, 15, ao Planalto Norte, onde tem também raízes, para apresentar o seu livro de poemas.
Ainda em Santo Antão, o livro "Sofisma Loucura" vai ser apresentado na Ribeira Grande.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar