Porto Novo: Líder associativo destaca papel do projecto agrícola no retorno dos jovens a Casa de Meio

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Líder associativo destaca papel do projecto agrícola no retorno dos jovens a Casa de Meio
18/06/25 - 09:14 am

Porto Novo, 18 Jun (Inforpress) – O presidente da Associação dos Jovens Agricultores da Casa de Meio, no município Porto Novo, em Santo Antão, destacou o facto de o projecto agrícola local ter contribuído para o retorno dos jovens à localidade.

David Fonseca explicou que graças ao projecto de jovens agricultores da Casa de Meio os jovens dessa localidade, que tinham deixado a ilha de Santo Antão, regressaram e fixaram-se nessa zona, onde estão a praticar a agricultura.

Este responsável avançou que apesar das condições adversas em termos de clima e da escassez de água os 49 jovens agricultores já estão a produzir e a obter “boas colheitas” a nível de horticultura.

O projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio foi promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), com o cofinanciamento do Governo de Cabo Verde, do Instituto Camões, do Global Environment Facility (GEF) e ainda da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O presidente da Associação para a Defesa do Património de Mértola, Jorge Revez, entende que Casa de Meio é hoje “uma referência” em Cabo Verde em matéria de agroecologia, mas também pelo facto de ser a primeira zona do município do Porto Novo a dispor de um sistema de bombagem de água com recurso às energias renováveis.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, realçou o facto de o projecto de jovens agricultores da Casa de Meio estar a contribuir para o apoderamento da juventude local.

O projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio consistiu na atribuição, por parte do Estado, de parcelas de terreno aos jovens para a prática da agricultura.

O projecto, que foi implementado em 2018, incluiu a construção de um reservatório de 150 metros cúbicos de água, o equipamento de um furo com painéis solares que disponibiliza 90 toneladas e a instalação de uma rede de adução de água.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar