
Porto Novo, 11 Fev (Inforpress) - A população do Planalto Norte, no município do Porto Novo, em Santo Antão, voltou hoje a exigir explicações do Governo sobre a ausência do enfermeiro nesta localidade desde Setembro de 2024.
O porta-voz da população, Fidel Neves, disse que os habitantes estão “muito aflitos” com a demora na resolução do problema, lembrando que já por inúmeras vezes os habitantes pediram o retorno do enfermeiro ao Planalto Norte, por ser uma zona isolada.
Fidel Neves disse que os moradores não vão parar de reclamar até a resolução do problema do enfermeiro, alertando para a necessidade do atendimento aos idosos e acamados.
A retirada do enfermeiro deixou sem cobertura os 600 habitantes, avançou este morador.
Os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) eleitos por Santo Antão acusaram recentemente o Governo de "falta de sensibilidade" para com o Planalto Norte, exigindo maior atenção do Ministério da Saúde às isoladas como este planalto, cuja população está privada dos cuidados primários de saúde.
A situação da saúde do Planalto Norte tem merecido também a atenção dos parlamentares do Movimento para a Democracia (MpD, poder), eleitos por Santo Antão, que num encontro com o ministro da Saúde receberam a garantia de que condições estão a ser criadas para a recolocação dos enfermeiros nos planaltos Norte e Leste de Santo Antão.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar