
Lisboa, 13 Fev (Inforpress) – O escritor e poeta cabo-verdiano Fredilson Semedo apresentou hoje, em Lisboa (Portugal), o seu segundo livro de poesia intitulado “Elogio da Saudade”, numa sessão conduzida pelo escritor José Luís Hopffer Almada.
A apresentação da obra lançada em 2025, com chancela da Chiado Books, que teve prefácio escrito pela jurista, escritora e poeta cabo-verdiana Vera Duarte Pina e pela estudante Katize Ribeiro, decorreu nas instalações da Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde.
Em declarações à Inforpress, o jovem conhecido no mundo literário como “poeta das ilhas” avançou que a obra com mais de 80 poesias aborda temas como saudade, a infância vivida entre São Salvador do Mundo e Assomada, Santa Catarina de Santiago e história da emigração cabo-verdiana.
Conforme explicou, a escolha da “saudade” como título principal desde livro deve-se ao facto de a emigração ser um tema actual e retrato da história de Cabo Verde desde sempre.
Durante a entrevista à Inforpress, o jovem natural de São Salvador do Mundo e residente em Portugal, adiantou que está a trabalhar num novo livro de poesia, desta feita na língua cabo-verdiana e para ser continuidade de “Elogia da Saudade”, escrito em português.
Fredilson José Monteiro Semedo é jurista e poeta cabo-verdiano, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL-UL), pós-graduado em Ciência da Legislação e Legística no Instituto de Ciências Jurídico-Política (ICJP) e frequentou o curso de pós-graduação em Contencioso Administrativo e Tributário também no ICJP.
No quadro do associativismo académico foi um dirigente estudantil e a nível desportivo praticou atletismo em representação de diversos clubes.
Em 2020 foi distinguido como um dos “100 Jovens Mais Influentes da Lusofonia”.
Em 2023 publicou o seu primeiro livro intitulado de “Versos do Atlântico Insular".
O seu poema “Bulimundo” foi selecionado para integrar o Volume XV da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea "Entre o sonho e o sonho”, organizado pela Chiado Books.
Actualmente é membro da ALMA-CV em Portugal, uma associação que tem como objectivo a oficialização e a promoção da língua cabo-verdiana.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar