Porto Novo: Jovens agricultores da Casa de Meio esperançados no projecto de dessalinização para debelar falta de água

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Jovens agricultores da Casa de Meio esperançados no projecto de dessalinização para debelar falta de água
29/10/24 - 05:20 pm

Porto Novo, 29 Out (Inforpress) – A quantidade de água disponibilizada aos jovens agricultores da Casa de Meio, no município do Porto Novo, está aquém das necessidades dos 47 lavadores, que dizem esperar beneficiar do projecto de dessalinização de água para agricultura.

Alguns jovens agricultores dessa localidade, abordados pela Inforpress, mostraram hoje a esperança de que a preocupação poderá ser atendida no quadro do projecto de dessalinização de água para a agricultura, lançado em Setembro no município do Porto Novo, pelo Governo. 

É o caso da jovem agricultora Otelinda Medina que disse que há garantia de que a disponibilidade de água para rega no perímetro afectado aos jovens agricultores da Casa de Meio será equacionado também no quadro do programa de perfuração previsto para o concelho do Porto Novo. 

Joaquim Lima, outro jovem agricultor, avançou que as 90 toneladas de água, diariamente, disponibilizadas através de um furo para a irrigação das parcelas se tem mostrado insuficiente para as actuais necessidades dos 47 jovens agricultores. 

O projecto jovens agricultores da Casa de Meio foi promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal) e consistiu na atribuição, por parte do Estado, de parcelas de terreno aos 47 jovens para a prática da agricultura.

O projecto, que foi implementado em 2018, incluiu a construção de um reservatório de 150 metros cúbicos de água, o equipamento de um furo com painéis solares que disponibiliza 90 toneladas e a instalação de uma rede de adução de água.

A iniciativa foi co-financiada pelo Governo de Cabo Verde, do Instituto Camões, do Global Environment Facility (GEF) e ainda da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O presidente da Associação dos Agricultores da Casa de Meio disse à Inforpress que os lavradores têm garantias do Governo de que o sector agrícola nessa localidade vai também ter a cobertura do projecto de dessalinização de água para a agricultura na zona periurbana do Porto Novo.

Hipólito Lima disse ter a garantia de que a quantidade de água produzida vai beneficiar a Casa de Meio, onde já se sente a necessidade da falta de água para a irrigação.

O projecto de dessalinização de água para a agricultura no município do Porto Novo, que representa um investimento de mais de 600 mil contos, deverá ficar pronto dentro de um ano, segundo a previsão do Governo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar