Porto Novo, 05 Nov (Inforpress) – A construção de estradas de acesso continua sendo um sonho para os habitantes de várias comunidades isoladas no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, conforme constatou a Inforpress no local.
É o caso de Dominguinhas, cuja população aponta a construção da estrada como sendo “o maior desígnio” desta comunidade agrícola isolada no interior do vale de Alto Mira.
O líder desta comunidade, Ilaurindo Baptista, disse à Inforpress que a construção da estrada de acesso é, “de facto, a maior aspiração" dos habitantes de Dominguinhas, zona com “grande potencial turístico e agrícola”.
Avançou que devido ao isolamento essa zona tem estado a perder a sua população jovem e que os agricultores têm tido “muitas perdas”, já que não conseguem proceder ao escoamento de produtos para o mercado.
A aldeia piscatória e turística do Monte Trigo é uma outra comunidade isolada no interior do concelho do Porto Novo, cuja população tem estado a pedir a construção de uma estrada.
Para o representante da comunidade, a instrução da estrada representa “o maior sonho” dos moradores.
Faial, também em Alto Mira, é outra zona agrícola isolada, onde os agricultores dizem estar “a produzir para nada” devido ao isolamento.
A zona de Pascoal Alves é uma das localidades mais afectadas pelo isolamento no município do Porto Novo, tendo perdido praticamente toda a sua população.
Ainda assim, as famílias que lá vivem (uma dezena) sonham com a construção de um acesso para essa zona, com potencial a nível da pecuária.
Esse povoado perdeu a sua população por causa do isolamento, no entender do líder comunitário, Manuel Gomes, que acredita que uma estrada poderia levar de volta as pessoas à sua localidade, que já dispõe de água potável.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar