Porto Novo: Estrada do Planalto Norte recebe trabalhos de reabilitação para satisfação da população

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Estrada do Planalto Norte recebe trabalhos de reabilitação para satisfação da população
20/10/25 - 03:51 pm

Porto Novo, 20 Out (Inforpress) – A estrada para o Planalto Norte, no município do Porto Novo, está a ser alvo de trabalhos de recuperação para a satisfação da população local, que se vinha queixando do mau estado desta via.

Os trabalhos estão a cargo da Câmara Municipal do Porto Novo, que responde assim às constantes reclamações dos habitantes do Planalto Norte, cuja estrada de acesso sofreu muitos danos durante as cheias de 11 de Agosto.

O delegado municipal do Planalto Norte, Jacy Lima, confirmou que a edilidade porto-novense tem nesta altura duas frentes de trabalho nessa estrada, envolvendo 34 trabalhadores, as quais estão a melhorar essa via, atenuando assim a acessibilidade ao Planalto Norte.

A primeira frente de trabalho está a recuperar o troço Campo Redondo – Chã de Feijoal e a outra frente está a trabalhar no ramal Chã de Cruz – Chã de Feijoal.

O representante da câmara municipal no Planalto Norte informou ainda que já foi restabelecido o acesso a todo o planalto Norte, com a reabertura do troço Chã de Cruz – Aldeia do Norte.

Durante a tempestade Erin, as várias comunidades que enformam o Planalto Norte ficaram totalmente isoladas na sequência dos danos verificados na estrada de acesso. 

O acesso ao Planalto Norte faz-se através de uma estrada carroçável que, sempre que chova, fica danificada, isolando os vários povoados que compõem esse planalto.

Os 600 habitantes têm insistido na necessidade de o Governo avançar com a construção de uma estrada condigna para desencravar esse planalto, uma das mais importantes parcelas do território municipal, com forte potencial nos domínios do turismo e da pecuária.

A autarquia disse ter assumido a responsabilidade de elaborar o projecto de construção da estrada para o Planalto Norte, com vista à procura de financiamento para essa “infra-estrutura que é fundamental” para essa localidade.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar