
Porto Novo, 25 Nov (Inforpress) – O encalhe do navio John E. Schmeltzer SS em Ponta de Canjana, no litoral do concelho do Porto Novo, em Santo Antão, carregado de milho e outros cereais, ocorreu há 78 anos.
O navio John E. Schmeltzer SS, da marinha mercante dos Estados Unidos da América (EUA), havia partido de Rosário (Argentina) e tinha como destino a Gotemburgo (Suécia), mas encalhou no 25 de Novembro de 1947, em Ponta de Canjana, nas proximidades da Praia Formosa.
John Schmeltzer trazia a bordo 7.179 toneladas de carga bruta com milho vermelho a granel e outros, e o naufrágio, para as pessoas que testemunharam o acontecimento, foi a “salvação do povo”, numa altura em que “a fome dizimava os cabo-verdianos”.
A notícia do naufrágio, que aconteceu nas primeiras horas do dia 25 de Novembro, espalhou-se rapidamente por toda a ilha de Santo Antão, mobilizando pessoas de localidades distantes, mas muitos não resistiram e morreram ao longo do percurso.
O encalhe do navio norte-americano é tema de um romance que tem como co-autores os médicos Pitt Reitmaier e António Pedro Delgado e narra a história da “triste e catastrófica fome de 47” em Santo Antão e o coincidente encalhe do navio a vapor John E. Schmeltzer.
Este encalhe foi também tema de uma longa metragem, denominada “Canjana”, da companhia teatral Juventude em Marcha, produzida em 2018.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar