Porto Novo: Encalhe do navio John E. Schmeltzer SS na Canjana ocorreu há 78 anos

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Encalhe do navio John E. Schmeltzer SS na Canjana ocorreu há 78 anos
25/11/25 - 02:16 pm

Porto Novo, 25 Nov (Inforpress) – O encalhe do navio John E. Schmeltzer SS em Ponta de Canjana, no litoral do concelho do Porto Novo, em Santo Antão, carregado de milho e outros cereais, ocorreu há 78 anos.

O navio John E. Schmeltzer SS, da marinha mercante dos Estados Unidos da América (EUA), havia partido de Rosário (Argentina) e tinha como destino a Gotemburgo (Suécia), mas encalhou no 25 de Novembro de 1947, em Ponta de Canjana, nas proximidades da Praia Formosa.

John Schmeltzer trazia a bordo 7.179 toneladas de carga bruta com milho vermelho a granel e outros, e o naufrágio, para as pessoas que testemunharam o acontecimento, foi a “salvação do povo”, numa altura em que “a fome dizimava os cabo-verdianos”.

A notícia do naufrágio, que aconteceu nas primeiras horas do dia 25 de Novembro, espalhou-se rapidamente por toda a ilha de Santo Antão, mobilizando pessoas de localidades distantes, mas muitos não resistiram e morreram ao longo do percurso.

O encalhe do navio norte-americano é tema de um romance que tem como co-autores os médicos Pitt Reitmaier e António Pedro Delgado e narra a história da “triste e catastrófica fome de 47” em Santo Antão e o coincidente encalhe do navio a vapor John E. Schmeltzer.

Este encalhe foi também tema de uma longa metragem, denominada “Canjana”, da companhia teatral Juventude em Marcha, produzida em 2018.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar