Porto Novo: Delegado do Ministério da Educação destaca “marca reconhecida” da Escola Técnica João Varela

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Delegado do Ministério da Educação destaca “marca reconhecida” da Escola Técnica João Varela
11/02/25 - 08:30 am

Porto Novo, 11 Fev (Inforpress) – O delegado do Ministério da Educação no Porto Novo, em Santo Antão, Leonildo Oliveira, disse segunda-feira,10, que a Escola Técnica João Varela, sediada neste município, "já tem uma marca" que é reconhecida em todo o país.

Leonildo Oliveira, que falava durante uma visita do Presidente da República à instituição, onde proferiu uma aula magna sobre o percurso político de Cabo Verde, explicou que este estabelecimento de ensino tem estado a apostar no ensino técnico e profissional, tendo já formado “milhares de alunos” nas diferentes áreas.

Isso, explicou, graças ao empenho dos professores, mas também ao esforço dos alunos que têm concluído o ensino técnico profissional aptos para o mercado de trabalho, registando-se inúmeros casos de sucesso em todo o arquipélago.

A escola, já com mais de duas décadas de funcionamento, lecciona também a via geral, dispondo do estatuto de escola mista.

Porém, o Governo pretende autonomizar a escola técnica para se poder dedicar em exclusivo ao ensino técnico-profissional, segundo avançou, recentemente, à Inforpress, o ministro da Educação. 

Amadeu Cruz explicou que é intenção do Governo criar as condições para que a Escola Técnica João Varela assuma, exclusivamente, o estatuto de uma escola de ensino técnico-profissional.

O Governo perspectiva, por isso, a construção de um liceu de raiz na cidade do Porto Novo, que permitirá “autonomizar” a Escola Técnica João Varela “para se dedicar em exclusivo ao ensino técnico-profissional”.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar