
Porto Novo, 24 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo, em Santo Antão, prometeu hoje proceder até final deste mês de Outubro a “reposição total de energia eléctrica” na aldeia do Monte Trigo, no interior do município.
Através de uma nota a que a Inforpress teve acesso, a autarquia informou que se aguarda a chegada na terça-feira, 28, de uma peça adquirida em Espanha, indisponível no mercado nacional, para reparar o funcionamento em pleno da central fotovoltaica do Monte Trigo.
“Assim que a peça for recebida, será realizada a sua instalação, assegurando a reposição total do serviço”, assegurou a câmara municipal, em resposta às constantes reclamações dos habitantes do Monte Trigo sobre os problemas de energia eléctrica nessa localidade.
A câmara informou que tem havido a preocupação de assegurar a plena operacionalidade da central fotovoltaica e garantir o fornecimento estável de energia à comunidade, encontrando-se, nesta altura, o serviço parcialmente restabelecido, após a substituição de uma peça, que apresentava defeitos.
Até à resolução do problema, a Câmara Municipal do Porto Novo apela à utilização racional da energia em Monte Trigo, de forma a garantir a continuidade e a segurança do abastecimento elétrico.
A aldeia do Monte Trigo é abastecida, desde 2012, por uma central fotovoltaica, que nos últimos anos não tem conseguido atender à demanda da população local.
O Governo, no quadro do projecto integrado do Monte Trigo, que tem a parceria da Câmara Municipal do Porto Novo, anunciou o reforço da unidade de produção de energia eléctrica em Monte Trigo, com o aumento da capacidade da central eléctrica de 40 kWp para 100 kWp.
Porém, os moradores têm-se queixado da forma lenta como estão a decorrer os trabalhos do reforço da central fotovoltaica.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar