Porto Novo, 16 Jan (Inforpress) – A câmara do Porto Novo destacou hoje o trabalho de capacitação e empoderamento das comunidades que o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Associação Amigos da Natureza (AAN) tem realizado no município.
Uma nota emitida pela câmara municipal referiu-se a um encontro realizado na quarta-feira, 15, entre a nova equipa camarária e este consórcio de parceiros, enaltecendo o facto de o CERAI e a AAN estarem a desenvolver "um importante trabalho" de capacitação e empoderamento das comunidades locais ao nível do município do Porto Novo.
O encontro serviu para se abordar os projetos em andamento e discutiu-se ainda a visão destes parceiros e do executivo municipal para os sectores da agricultura, pescas, turismo e ambiente.
A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, agradeceu a colaboração que estas organizações têm vindo a prestar às comunidades e demonstrou “total abertura e confiança” em novos projectos e em novas modalidades de colaboração com este município.
Porto Novo é um dos municípios contemplados pelo Projecto Terra Azul, executado pelo consórcio CERAI/AAN e financiado pela Cooperação Espanhola e pelo Fundo Autónomo das Pescas do Ministério do Mar.
O projecto propõe, entre outros investimentos, a conclusão e equipamento da unidade de transformação do pescado na cidade do Porto Novo, um projecto muito aguardado pelos operadores de pesca locais.
Consiste ainda na criação de plataformas de secagem do pescado nas comunidades piscatórias de Santo Antão, visando a melhoria das condições de higiene e de valorização do produto.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar