Porto Novo: Autarquia congratula-se com queda de chuvas em todo município e fala em estragos ainda por avaliar

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Autarquia congratula-se com queda de chuvas em todo município e fala em estragos ainda por avaliar
12/09/25 - 01:51 pm

Porto Novo, 12 Set (Inforpress) – A edilidade porto-novense congratulou-se hoje com a queda, nesta quinta-feira, de novas precipitações em todo o município do Porto Novo, com registo, porém, de alguns estragos em algumas comunidades que estão ainda por avaliar.

Referindo-se a uma primeira avaliação, a câmara municipal disse que choveu em todas as localidades do município do Porto Novo, verificando-se, contudo, alguns estragos em algumas localidades do interior do concelho, cuja dimensão está ainda por avaliar.

Os agricultores, contactados pela Inforpress, manifestaram a sua satisfação pela queda de novas precipitações, acreditando num bom ano agrícola.

Enquanto isso, a autarquia insistiu na necessidade de o Governo transferir para o município, em situação de calamidade, os apoios previstos no âmbito do Fundo de Emergência Nacional e através dos parceiros internacionais, que permitem às autoridades locais “repor a normalidade nas comunidades devastadas pelas cheias de 11 de Agosto”.

A Câmara Municipal do Porto Novo, através de uma nota, enalteceu “todo o apoio e solidariedade” vindo de algumas organizações da sociedade civil, emigrantes e outras pessoas particulares neste momento difícil por que passa o município

A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, defendeu, quinta-feira, na Praia, a necessidade de o Governo acelerar a disponibilização de recursos aos municípios em situação de calamidade, como é o caso do seu concelho.

Elisa Pinheiro foi recebida nos últimos dias por algumas instituições públicas na capital do país, onde aproveitou para alertar para a necessidade urgente de acudir às comunidades afectadas pela tempestade.

Conforme a autarca, o município do Porto Novo carece, nesta altura, de “recursos urgentes” para repor a plena mobilidade entre as comunidades, o abastecimento de água em muitas zonas rurais e a retoma de pequenas actividades económicas.

Com os recursos próprios, a edilidade tem estado a intervir na recuperação das estradas municipais e de habitações, bem assim na reposição de sistemas de abastecimento de água e disse ter contratado uma empresa para restituir os pavimentos na cidade do Porto Novo.

A autarquia aponta para a necessidade de uma verba de quase 140 mil contos para restituir a normalidade no município, com intervenções nas acessibilidades, nos sistemas de abastecimento de água, nas habitações, entre outros aspectos.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar