Porto Novo: Autarquia aposta na fixação de população jovem com implementação do programa “KitKasa”

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Autarquia aposta na fixação de população jovem com implementação do programa “KitKasa”
08/01/26 - 01:42 pm

Porto Novo, 08 Jan (Inforpress) – A autarquia porto-novense vai apostar no programa “kitKasa” com vista ao regresso e à fixação dos jovens no município do Porto Novo, anunciou hoje a presidente da câmara municipal, Elisa Pinheiro.

Elisa Pinheiro propõe que, no quadro da definição de novas zonas de expansão da cidade do Porto Novo, sejam reservados espaços para a implementação do programa “KitKasa”, que visa apoiar os jovens deste município na construção de habitações próprias.

Este programa, segundo a autarca, visa permitir aos jovens adquirirem a preços acessíveis lotes de terreno para a construção de habitação, os quais devem ser ainda apoiados na elaboração dos respectivos projectos de arquitectura e na escavação da base.

Neste momento, está em curso o processo de elaboração do plano urbanístico detalhado da zona de Curraletes, na cidade do Porto Novo, financiado pelo Banco Mundial, que deve reservar espaços para a implementação do programa “KitKasa”.  

A zona de Curraletes, onde se situa uma estância balnear, foi seleccionada em função das suas condições de acessibilidade, potencial turístico, vocação balnear e oportunidades de valorização económica, social e ambiental.

Essa zona deve reservar espaços para a construção de serviços e outros equipamentos complementares, espaços públicos, designadamente praças, zonas verdes, percursos pedonais, ciclovias e outras áreas de recreio, devendo abranger áreas para o investimento privado, que possam dinamizar a economia.

A zona de Curraletes, onde já foi erguida uma unidade hoteleira virada para a promoção do voleibol de praia, tem sido alvo, nos últimos anos, de investimentos no domínio da requalificação turística e ambiental, que ultrapassam os 40 mil contos.

JM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar