Porto Novo, 10 Dez (Inforpress) – A Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas (ADIRP), no município do Porto Novo, em Santo Antão, defendeu hoje a necessidade de investimentos na agricultura e pecuária para “transformar” essa bacia hidrográfica.
O presidente da ADIRP, Arlindo Delgado, disse acreditar que o desenvolvimento da Ribeira das Patas, tido como o maior vale agrícola do concelho do Porto Novo, passará por investimentos nos domínios da agricultura e pecuária, exortando o Governo a avançar com o projecto de ordenamento dessa bacia hidrográfica.
Arlindo Delgado disse que depois de alguns anos à espera dos investimentos previstos no âmbito do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, os agricultores locais têm a expectativa de que as intervenções iniciem em 2025.
“Contávamos com o arranque das obras em 2024, mas não foi ainda dessa vez. Porém, seria ouro sobre azul que os investimentos começassem no ano que vem. Daria um bom jeito à Ribeira das Patas, que desespera por investimentos na agricultura e pecuária”, avançou este responsável.
O líder da ADIRP disse que sempre defendeu a aposta nestes dois "sectores cruciais” para o desenvolvimento da Ribeira das Patas, acreditando que o projecto de ordenamento da bacia hidrográfica abarcará estas duas áreas basilares para a zona, onde a mobilização de água para a agricultura deverá ser a prioridade.
Arlindo Delgado tem estado a defender um plano estratégico de desenvolvimento para Ribeira das Patas que leve em conta a modernização da agricultura e da pecuária.
A Inforpress soube junto do Ministério da Agricultura e Ambiente que o projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas insere-se no quadro de um pacote a cargo do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), co-financiado pelo GEF (Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente).
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar