
Porto Novo, 24 Jan (Inforpress) – A edilidade porto-novense informou hoje que pretende analisar com o Governo uma possível parceria com vista à recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, no interior do concelho do Porto Novo.
O primeiro-ministro, que inicia, este sábado, uma visita de quatro dias a Santo Antão, tem agendada uma visita ao vale agrícola de Chã de Branquinho, uma oportunidade, segundo a câmara municipal, para ver “in loco” a possibilidade de uma parceria com o Governo para a recuperação da barragem.
A barragem subterrânea de Chã de Branquinho está inoperante desde 2016 na sequência da tempestade Fred, que fustigou a ilha de Santo Antão.
Os agricultores locais têm vindo, com insistência, a reclamar a recuperação desta infra-estrutura hidráulica, construída em 2012, no âmbito do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira, tendo a capacidade de mobilização de 350 mil metros cúbicos/ano.
A Inforpress soube junto do Ministério da Agricultura e Ambiente que a recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho está equacionada no quadro do Fundo da Adaptação Climática.
O delegado deste ministério no Porto Novo, Joel Barros, garantiu, recentemente, à Agência de Notícias Cabo-verdiana que a barragem subterrânea será alvo de obras de remodelação com vista à mobilização de “muita água” para a agricultura em Chã de Branquinho e arredores.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar