
Cidade da Praia, 24 Jan (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo (FECAH) promove hoje, na Praia, a formação e certificação de 11 árbitros e juízes de “powerlifting” para reforçar a qualidade das competições e preparar profissionais para os níveis nacional e internacional.
Em declarações à Inforpress, o presidente da FECAH, Albino dos Santos, destacou que a iniciativa visa garantir boa qualidade nas competições, actualizar os árbitros sobre alterações nas regras e preparar profissionais para futuras qualificações nacionais e internacionais.
“A formação de árbitros e juízes é fundamental para obtermos uma boa qualidade de competições e também preparar os árbitros para a qualificação a nível nacional, para que, cada vez mais, consigamos inserir árbitros nos campeonatos internacionais”, declarou.
Inicialmente prevista para 19 formandos, a sessão contou com 11 participantes, um número considerado suficiente para suprir a necessidade de cerca de cinco árbitros por competição.
“Estamos a garantir a boa qualidade das competições, actualizar os árbitros que já estão em prática com as novas regras e também estarem mais atentos às novas tendências de alteração na modalidade”, disse.
O dirigente salientou ainda que a formação é realizada anualmente, abrangendo, não apenas, o “powerlifting” mas também o fisiculturismo e o levantamento de peso olímpico.
“É sempre bom refrescar os conhecimentos e capacitar cada vez mais os árbitros", disse Albino dos Santos, acrescentando que, em Cabo Verde, a modalidade tem registado crescimento com a adesão de jovens e mulheres e conquistas internacionais.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar