Porto Novo, 19 Jan (Inforpress) – Os agricultores nos diferentes vales agrícolas do município do Porto Novo voltaram hoje a alertar para a escassez de água para a agricultura, exortando o Governo a avançar com o programa de prospecção de água subterrânea.
É o caso dos agricultores em Alto Mira, mais precisamente no Terceiro Povoado e em Faial, onde a associação de classe insistiu na necessidade de se proceder à execução de um furo para resolver o problema de água para rega nessas zonas.
Na Ribeira da Cruz, a Associação dos Agricultores de Morro Cavalo voltou a alertar para a falta de água para rega nessa zona, persistindo também na execução de um furo nesse perímetro agrícola.
Chã de Norte é uma outra zona cujos agricultores se mostram preocupados com a escassez de água, sugerindo igualmente a execução de mais um furo (o segundo) nessa localidade.
Na Ribeira das Patas, a associação de desenvolvimento integrado desse vale voltou a manifestar a sua inquietação face à falta de água para agricultura, avançou o seu representante Arlindo Delgado, para quem a seca tem contribuído para diminuir o caudal das nascentes.
O problema, segundo a mesma fonte, pode ser resolvido no âmbito do projecto de ordenamento dessa bacia hidrográfica, que prevê, entre outras acções, a prospecção de água subterrânea para a agricultura.
Os agricultores em Jorge Luís desejam também o aumento da disponibilidade de água para a irrigação, propondo a recuperação de um furo existente nessa zona que não opera há mais de 20 anos.
O Governo prevê um programa de perfuração no Porto Novo que prevê a execução de 15 furos em todo o concelho.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar