Porto Novo, 16 Mar (Inforpress) – Os agricultores de Casa de Meio, Porto Novo, Santo Antão, dizem acreditar que a agricultura nessa localidade ganhará, ainda em 2025, “grande incremento” com o projecto de mobilização de água para a agricultura neste município.
O presidente da Associação dos Agricultores da Casa de Meio, Hipólito Lima, disse acreditar que a actividade agrícola nessa zona conhecerá um grande desenvolvimento com a implementação desse projecto, já em andamento.
É que, explicou este responsável, a água que já está a ser mobilizada vai beneficiar também a Casa de Meio, com “grande impacto” no aumento da área agrícola e na produção.
Os agricultores em Casa de Meio têm estado a queixar-se da falta de água para rega, sobretudo, no perímetro pertencente aos jovens lavradores.
No quadro deste projecto, foram já executados dois furos, cuja água mobilizada vai ser dessalinizada e destinada à agricultura nas zonas de Gamboeza, Casa de Meio e Lajedos.
O projecto de mobilização de água para a agricultura no Porto Novo representa um investimento de mais de 600 mil contos e prevê a mobilização de 1.200 metros cúbicos de água por dia, através de dessalinização da água de furo, para irrigação de aproximadamente 110 hectares de terrenos.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar