Porto Novo, 03 Set (Inforpress) – Os agentes culturais no município do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram hoje a sua preocupação com a situação do espaço da aldeia cultural “nôs Reiz”, alertando para o estado de abandono deste espaço.
A Inforpress conversou com alguns agentes culturais que foram unânimes em considerar que o espaço da aldeia cultural, construído há mais de uma década, está em situação de abandono, considerando que esta infra-estrutura tem sido "um autêntico elefante branco".
Os promotores culturais, que pediram para não ser identificados, entendem que este espaço tem sido subaproveitado, sugerindo a realização de um encontro com a edilidade porto-novense, dono do espaço, para discutir um modelo de gestão do mesmo.
“Até agora, a aldeia cultural tem sido apenas um espaço para venda de cervejas. Quem aluga este espaço está preocupado somente com a parte comercial. Esta infra-estrutura precisa ser dinamizada e colocada ao serviço da cultura, podendo funcionar como um centro cultural”, avançou um promotor de eventos, que se mostrou preocupado com o estado deste espaço.
A maioria dos agentes culturais defende uma gestão integrada da aldeia cultural, envolvendo a câmara municipal e os promotores culturais.
Este espaço está geralmente de portas fechadas, sendo utilizada pontualmente para receber eventos culturais e sociais, uma situação que inquieta os próprios munícipes, conforme constatou a Inforpress.
Os porto-novenses têm estado a pedir a instalação de um centro cultural nessa aldeia, lembrando que Porto Novo não dispõe de infra-estruturas culturais.
“Não há um centro cultural, não há uma biblioteca, não temos infra-estruturas culturais neste município”, avançou um munícipe.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar